Home
▼
LIVROS
▼
terça-feira, 10 de julho de 2018
LANÇAMENTO VIRTUAL: Liberi. Ano 2. Volume III. Recortes da história das danças de baile II
O Volume III, Ano 2, da Série Liberi traz na categoria de “Comunicação científica”, detalhes sobre três casos de má conduta científica histórica envolvendo a iconografia na área da dança no século XIX.
Na categoria de "Investigação Científica", dá continuidade à pesquisa documental iniciada em 2012, sobre a História da dança de salão no Brasil, com os resultados do Pará. A pesquisa já contemplou até o momento os estados: 1. São Paulo, 2013; 2. Rio de Janeiro, 2013 e 2015; 3. Paraná, 2014; 4. Pernambuco, 2014; 5. Maranhão, 2014; 6. Bahia, 2014; 7. Minas Gerais, 2015; 8. Santa Catarina, 2015; 9. Sergipe, 2016; 10. Rio Grande do Sul, 2016; 11. Ceará, 2016; 12. Espírito Santo, 2016 e Pará, 2017.
Fontes iconográficas na história da dança e má conduta científica
Iconographic sources in the history of dance and scientific misconduct
RESUMO
Esta comunicação objetiva trazer a público três
casos de má conduta envolvendo a iconografia
histórica da dança no Brasil. O primeiro caso
aborda o uso de uma litogravura que retrata a
Casa do Governo chileno, da autoria de Pierre
Frederic Lehnert, datada de 1854, que foi utilizada
de forma adulterada a partir de 1942 em livros,
trabalhos acadêmicos e outros, como
representante do salão de danças do Cassino
Fluminense, no Rio de Janeiro. O segundo caso
apresenta uma gravura de autoria
desconhecida usada a partir das últimas
décadas do século XIX para representar um
candombe/tango uruguaio, inclusive no meio
científico, e que possui características de plágio
da ilustração de um batuque brasileiro
publicada por Johann Moritz Rugendas em 1835.
O terceiro caso envolve uma obra de 1840/1847,
de um litógrafo conhecido como Gustave, que
retrata a cantora Rosine Stoltz e teve a legenda
original substituída por outra com o nome da
professora de dança e dançarina Marietta
Baderna, sendo assim replicada inclusive no
âmbito acadêmico. Em nenhum dos casos foi
possível afirmar a identidade de quem adotou
originalmente a má conduta.
Palavras chave: dança, iconografia, história,
Brasil, século XIX, má conduta
ABSTRACT
This communication aims to bring to the public
three cases of misconduct involving the historical
iconography of dance in Brazil. The first case
deals with the use of a lithograph depicting the
House of the Government of Chile, authored by
Pierre Frederic Lehnert, dated 1854, which was
used in an adulterated way from 1942 in books,
academic works and others, as the dance’s hall
representative of the Fluminense Casino in Rio
de Janeiro. The second case shows an engraving
of an unknown authorship used from the last
decades of the 19th century to represent a
uruguayan candombe /tango, including in the
scientific world, and which has plagiarism
characteristics of the illustration of a brazilian
batuque published by Johann Moritz Rugendasin
1835. The third case involves a work of
1840/1847, by a lithograph known as Gustave,
which portrays the singer Rosine Stoltz and had
the original legend replaced by another with the
name of the dance teacher and dancer Marietta
Baderna, and then replicated in the academic
scope. In none of the cases it was possible to
confirm the identity of those who originally
adopted this misconduct.
Keywords: dance, iconography, history, Brazil,
19th Century, misconduct
História da Dança de Salão no Brasil: Pará do século XIX
History of Salon Dance in Brazil: 19th century Pará
RESUMO
No século XIX o Pará teve uma vida econômica
motivada pela exploração do látex e recebeu
influências decisivas da corte, incluindo a
prática de danças de baile sobre a qual pouco se
sabe. Objetivou-se neste trabalho aprofundar o
entendimento sobre a inserção das danças de
baile na sociedade paraense do século XIX a
partir de fontes documentais periódicas
disponibilizadas pela Hemeroteca Digital do
Brasil. Foi possível constatar que o Estado do
Pará teve as danças de baile como uma
importante prática social e cultural ao longo do
século XIX, o que se nota pelos seguintes
resultados: 11 nomes de professores de dança
identificados; 14 instituições de ensino formal
ofertando aulas de dança; 5 títulos de livros
sobre dança anunciados à venda; 30 iniciativas
associativas disponibilizando atividades de
dança; muitos textos publicados nos periódicos
e produtos de dança à venda. A prática das
danças de baile foi constatada também entre as
crianças. Possivelmente a valsa, primeira dança
de salão, foi a mais praticada das danças de
baile, seguida por: quadrilha, polka, galope,
mazurka, schottish, maxixe, lanceiros, contradança,
tango, lundu, habanera, minuete, bolero e outras.
Palavras chave: dança de salão, danças de baile,
século XIX, Pará, ensino, mestres, professores
ABSTRACT
In the nineteenth century, Pará had an
economic life motivated by the exploration of
latex and received decisive influences from the
court, including the practice of prom dances,
something almost unknown. The purpose of
this work was to deepen the understanding
about the insertion of prom dances into the
paraense society from the nineteenth century,
through periodic documentary sources released
by the Digital Library of Brazil. It was possible
to verify that the State of Pará had its prom
dances as an important social and cultural
practice during the nineteenth century, which
we can see through these results: 11 dance
teacher's names identified, 14 formal education
institutions offering dance classes; 5 titles of
dance books announced for sale; 30 associative
initiatives that provide dance activities; many
texts published in periodicals and dance
products on sale. The practice of prom dances
was also highlighted among children. Possibly
the waltz, the first salon dance (ballroom
dance), was the most practiced of prom dances,
followed by: gang, polka, gallop, mazurka,
schottish, maxixe, lancers, counter-dance, tango,
lundu, habanera, minuete, bolero and others.
Keywords: salon dances, prom dance, ballroom
dances, nineteenth century, Pará, teaching,
masters, teachers
https://drive.google.com/open?id=0B8WBHs83nWXmMGk5OVdXWFg3OXM
Nenhum comentário:
Postar um comentário