Todo esse conhecimento sobre as borboletas que desfrutamos hoje não seria possível sem as contribuições incalculáveis que naturalistas apaixonados fizeram ao longo das décadas para descrever sua diversidade taxonômica, distribuições geográficas, comportamento e história natural. Este conhecimento traduziu-se tradicionalmente em guias de campo, que por sua vez têm sido a fonte de informação e inspiração necessária para que as novas gerações de naturalistas continuem e transmitam o seu estudo.
O “Guia de Borboletas Neotropicais. Enfoque em Curitiba e Paraná”, que tenho a honra de apresentar a vocês, mantém esse espírito. Este moderno guia inclui informações precisas, detalhadas e apresentadas com bom gosto sobre cada uma das espécies abordadas, pelo qual o leitor poderá rapidamente conhecer a diversidade de borboletas através de fantásticas fotografias. Fotografias, aliás, feitas em meio à natureza, assim como o leitor é convidado a fazer em suas próprias saídas de campo. Um guia essencial para todos aqueles, iniciados ou não, que queiram aprender e contribuir para o avanço do conhecimento e a proteção urgente deste diverso e importante grupo de insetos.
Não há melhor instrumento para abordar e ampliar o interesse pela natureza do que guias de campo, e os autores conseguiram capturar sua própria paixão neste livro. Não é apenas uma ferramenta para os naturalistas e cientistas de hoje, é também um legado para as gerações futuras.
Gerard Talavera
Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC)
Instituto Botânico de Barcelona
Grupo: Entomología e interacciones insecto-planta
...
Foi uma grata surpresa receber a publicação “Guia de Borboletas Neotropicais. Enfoque em Curitiba e Paraná”, uma contribuição muito importante para a educação, pois torna as borboletas conhecidas e amadas, conscientiza sobre sua importância como polinizadores e como fonte de alimento para uma grande quantidade de animais, além de dar a conhecer a relação entre as borboletas e as suas plantas hospedeiras para ajudar na sua conservação.
Compartilhar nossas observações, vídeos e fotos da natureza é uma forma de contribuir para o seu conhecimento. Hoje temos plataformas onde podemos dar o nosso contributo, como Biofaces para vida selvagem, iNaturalist para todos os seres vivos e eBird para as aves, que fornecem cada dia mais informação útil para fãs e cientistas.
Esta publicação é um exemplo do contributo que os amantes da natureza podem dar ao colaborar com o seu trabalho e sabedoria para o conhecimento das borboletas, razão pela qual livros como este nos ajudam a divulgar a frase “só podemos proteger e conservar o que conhecemos".
Juan Guillermo Jaramillo Velásquez - Editor Butterflycatalogs
...
É certo que leigos como eu podem ter certa dificuldade na identificação das borboletas, e é justamente aqui que se percebe o notável esforço dos autores para apresentar as espécies de maneira clara, mas sem descartar nada de sua complexa beleza.
Sem dúvida, é nesta seara que localizo o que seja talvez o aspecto mais importante deste guia: a de que, ao nos ajudar a descobrir qual espécie de borboleta nós observamos na natureza, esta obra transforma o mundo, tornando-o melhor, justamente porque estimula a observação da vida selvagem, tornando o homem mais sensível para com a vida que lhe cerca e com a qual forma um todo indivisível.
É exatamente esse o legado que o presente livro pretende deixar, conscientemente considerado pelos seus queridos autores. Tal como uma lagarta, o homem e o mundo ainda não estão o que realmente são. Obras assim irão ajudar a metaformose que deve e que irá ocorrer na humanidade. Afinal, todos somos, metaforicamente falando, borboletas.
Tudo o que move é sagrado.
Leonardo Avelino Duarte
Fundador do site de observação de vida selvagem, Biofaces
Faz. Aliança, Pantanal, Brasil, verão de 2022.
1ª edição – 2022.
Elaboração e distribuição:
COMFAUNA Conservação e Manejo de Fauna Silvestre LTDA.
Produção editorial:
Edição: Comfauna Livros. COMFAUNA Conservação e Manejo de Fauna Silvestre LTDA.
Organização: Maristela Zamoner e Tiago A. S. Barbosa.
Autores: Adolf Carl Krüger, Anderson Warkentin, Cauã Galeazzi de Menezes, Eloi Evaldo Prodossimo, Ísis Meri Medri, Jhonatan F. Santos, Maristela Zamoner, Roberto Cyrino, Sérgio Marlon Messias, Tiago A. S. Barbosa.
Capa: fotografia principal de Tiago A. S. Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário